Museu do Carro Elétrico 

Endereço: Alameda de Basílio Teles 51, 4050-127 | Porto

Telefone: 22 615 81 85

Email: museu@stcp.pt 

 

 

Museu_Carro_Eletrico_1.jpg
Museu_Carro_Eletrico_2.jpg
Museu_Carro_Eletrico_5.jpg

O Museu do Carro Elétrico pertence à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e desvenda mais de cem anos de história relacionada com a rede de transportes coletivos de tração elétrica do Porto. Conta no seu acervo com carros elétricos, carros atrelados e carros de apoio aos carros elétricos. O Museu, inaugurado em 1992, encontra-se instalado na Antiga Central Termo-elétrica de Massarelos, Porto.

O Museu oferece uma viagem interativa pela história da evolução da rede de tração elétrica do Porto, é ainda possível visistar a Sala das Máquinas da Central Termo-elétrica de Massarelos.

O Museu conta com uma Exposição Permanente“Entre Linhas”onde a história e as tecnologias se cruzam para contar a evolução da rede de tração elétrica da cidade do Porto alimentada, nos primeiros 45 anos, pela energia produzida na centenária Central Termoeléctrica de Massarelos.

A missão do Museu do Carro Elétrico é a preservação, conservação e interpretação de todos os elementos que representem e ilustrem história e desenvolvimento dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto. Através da investigação e da exposição das suas colecções, da organização de exposições e programas de índole cultural o Museu do Carro Eléctrico proporciona aos seus públicos a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto sócio-económico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto. Estando, para tal disponível, mediante marcação prévia os Serviços Educativos, o Serviço de Gestão de Colecções e um Centro de Documentação dedicado à história da cidade do Porto e ao desenvolvimento dos transportes urbanos.

Anualmente é organizado um desfile de algum deste material na linha entre Massarelos e o Passeio Alegre, para que ainda mais pessoas possam ver este importante acervo histórico.

Em 1996, Nélson Oliveira, à época vice-presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC), elogiou este museu considerando-o «um dos melhores da Europa, se não do mundo».

Em 2010 o arquiteto alemão Thomas Kroger venceu o concurso de ideias lançado pela STCP para a requalificação do Museu do Carro Elétrico.

Entretanto, e fruto de alguns problemas o Museu teve que encerrar ao público (2012), tendo reaberto a 28 de Novembro de 2015 para continuar o sua extraordinária missão.

Visite o Museu do Carro Elétrico e viva a memória de outros tempos a bordo de carros elétricos históricos enquanto descobre as transformações sociais e económicas da cidade Invicta que acompanham a implementação da rede de transportes sobre carris.

Museu_Carro_EleTrico_3.jpg

Coordenadas GPS: 41° 08′ 51" N, 8° 37′ 58" O

Informações Úteis: